quinta-feira, 17 de março de 2011

Cadê a pegada de dinossauro que estava em Sousa?


pegadas-dinossauro-souzaO Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) retirou uma pedra com pegadas de dinossauros do Sítio Piau, zona rural do município de Sousa. A pedra estava no Vale dos Dinossaurosna região da Bacia do Rio do Peixe, no sertão paraibano. Ela foi retirada e seria doada à Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande.
A procuradora da República Lívia Maria de Sousa anulou a doação e recomendou que a pedra deve ser entregue ao museu existente no Monumento Natural Vale dos Dinossauros, em Sousa. A procuradora declarou que a extração causou prejuízo irreparável ao patrimônio cultural brasileiro, bem como à população de Sousa. Para ela, o patrimônio cultural existente em Sousa representa um instrumento de desenvolvimento dos municípios da região, incluindo as cidades vizinhas que apresentam alto índice de pobreza.
O MPF ainda deve instaurar procedimento administrativo para investigar responsabilidades pela dilapidação do patrimônio cultural do Vale dos Dinossauros, o que configura ato de improbidade administrativa.
Os sítios das pegadas de dinossauros da Bacia do Rio do Peixe, em Sousa, são reconhecidos como Monumento Natural Vale dos Dinossauros, pelo Decreto nº 23.832 de 27 de dezembro de 2002. Também existe procedimento administrativo para o Iphan tombar o Vale dos Dinossauros, mediante iniciativa do grupo de trabalho do Ministério Público Federal, para fins de posterior reconhecimento dos sítios paleontológicos existentes na Bacia do Rio do Peixe, pela Unesco, como patrimônio da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

amigos são vcs que fazem o meu blog ter continuídade obg de verdade!